Notícias

Infecções por HIV aumentam 11% no Brasil

O assunto que foi tema de diversos debates e campanhas de prevenção nas décadas de 80 e 90 retorna de maneira alarmante. O vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), teve aumento de 11% de infectados no Brasil entre 2005 e 2013.

De acordo com relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina.

A estimativa é de que 1,6 milhão de pessoas vivem com HIV na AL, sendo que a maioria dos casos (75%) se concentra em cinco países – Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela. O cálculo é de que na região dez novas infecções são registradas a cada hora. Segundo o estudo, os grupos particularmente vulneráveis e que representam uma parcela significativa de soropositivos incluem transgêneros, homens gays, homens e mulheres que atuam como profissionais do sexo e seus clientes, e usuários de drogas.

Os dados também mostram que, aproximadamente, um terço das novas infecções na América Latina ocorre em pessoas jovens, com idade entre 15 e 24 anos. No entanto, a Unaids destacou que a região continua sendo a maior com cobertura antirretroviral do mundo, aproximadamente 45% das 1,6 milhão de pessoas com HIV têm acesso ao tratamento.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.