Notícias

Mais de 50 indígenas assassinados em 2013

É quase inacreditável que em plena pós-modernidade e as inúmeras campanhas contra a violência, os índios continuam sendo alvos de racismo e preconceito. Pelo menos 53 indígenas foram assassinados em 2013 em consequência de conflitos, diretos e indiretos, e principalmente por disputa de terras.

O dado faz parte do relatório sobre a violência contra os povos indígenas brasileiros, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Dos casos registrados em todo país, 66% das ocorrências foram registradas no Mato Grosso do Sul.

No capítulo de violência contra a pessoa, no ano passado o Cimi identificou 13 homicídios culposos (não intencional); 328 tentativas de assassinato; 14 casos de ameaças de morte; e dez casos de violência sexual praticada contra indígenas.

O relatório também aponta que 8.014 dos 896.917 índios brasileiros sofreram algum tipo de violência decorrente da omissão do poder público, como falta de assistência escolar, de saúde, de políticas públicas contra o alcoolismo e outras drogas. Além disso, crianças indígenas seguem morrendo por doenças como pneumonia, diarréia, insuficiência respiratória e infecções causadas por bactérias. É muito descaso.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.