Notícias

Um dia dedicado à saúde do homem

A data é pouco divulgada, sem comemorações, mas tem grande importância. Em 15 de julho é comemorado o Dia Internacional do Homem. A data deve servir para derrubar preconceitos enraizados na cultura brasileira. No país, milhares de pessoas do sexo masculino morrem todos os anos por descuidar da saúde, principalmente, da próstata.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer de próstata é o segundo maior diagnosticado em homens em todo o mundo. No Brasil, a doença também é a segunda mais comum, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 2012, foram registrados, aproximadamente, 60.180 novos casos.

Neste ano, a estimativa do Ministério da Saúde não é nada animadora. O país deve ter mais de 576 mil novos casos de câncer, sendo 52% entre os homens. Especialistas chamam atenção para o pouco caso que fazem da saúde. É comum, por exemplo, não realizarem exames periódicos. Aí mora o perigo e a próstata é o principal “calcanhar de Aquiles”.

Isso porque, a glândula sofre alterações com o processo de envelhecimento. Sem o exame de toque fica impossível de fazer diagnósticos mais simples, como hiperplasia benigna, um processo que acomete 75% dos homens e que, embora seja benigno e curável se descoberto precocemente, também pode matar. Por isso, ao homem, resta romper com valores ultrapassados e cuidar devidamente da saúde.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.