Notícias

Projeto quer mais atenção à saúde do homem

Pesquisas comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo as mais graves. Também morrem mais precocemente do que as mulheres. Tudo por falta de atenção à saúde. A falta de compromisso faz a expectativa de vida das mulheres ser superior a deles. Enquanto para elas é de 77,7 anos, para eles é de 70,6 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, e a tuberculose geram diversos problemas, mas têm pouca atenção da população masculina. O machismo é apontado como um dos fatores responsáveis pelo desleixo.

Para fazer um alerta, está em tramitação no Senado Federal, um projeto de lei que institui a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. A proposta prevê ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças e agravo à saúde que acometam exclusivamente e predominantemente o homem. A divulgação fica por conta o Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de lei tramita em regime de prioridade, mas ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser encaminhado para votação em Plenário.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.