Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER: avanços e desafios

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, simboliza a luta histórica pela equiparação de direitos, oportunidades e tratamento igualitário entre homens e mulheres. Oficializada pela ONU em 1975, a data marca importantes conquistas, como o direito ao voto e a crescente participação feminina no mercado de trabalho. No entanto, desafios significativos ainda persistem, exigindo mobilização e ações concretas para garantir um futuro mais justo e igualitário. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A desigualdade de gênero e a violência contra a mulher continuam sendo problemas graves no Brasil. Segundo dados do Sistema de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, por dia, 214 mulheres são estupradas no país. Em 2024 foram 78.463 casos. Média de nove ocorrências por hora.
Os dados também evidenciam de forma contundente a tragédia do feminicídio no Brasil. Em 2024, ao menos 1.387 mulheres foram assassinadas por razões relacionadas ao gênero, uma média de quatro feminicídios por dia. Os estados com o maior número de registros absolutos foram São Paulo (227), Minas Gerais (133) e Bahia (105).
Além da violência física, a violência psicológica e moral ainda faz parte da realidade feminina, muitas vezes de forma velada. Situações como assédio no ambiente de trabalho, discriminação e falta de reconhecimento profissional são comuns.
AGECEF Bahia foca em ações voltadas à equidade
Diante desse cenário, a AGECEF Bahia tem promovido iniciativas voltadas à equidade de oportunidades e ao fortalecimento da mulher no ambiente de trabalho. Uma dessas ações foi o Encontro Liderança e Empoderamento Feminino, para fortalecer a atuação das mulheres e combater o machismo.
Além disso, neste ano mês, no próximo dia 28, a Associação vai realizar um Seminário com a ex-presidenta da Caixa, Rita Serrano, empregada de grande importância na luta por direitos e igualdade dentro da instituição. O evento debate desafios e avanços na equidade de gênero, além de incentivar novas práticas para um ambiente corporativo mais justo e inclusivo. Aguardem maiores detalhes para participação no evento!
Redação AGECEF/BA
![]() |
|