Notícias
Setor bancário encerra 6.198 postos de trabalho em 2024

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
O setor bancário registrou o fechamento de 6.198 postos de trabalho em 2024, conforme indica a Pesquisa do Emprego Bancário, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O dado contrasta com a expansão do mercado de trabalho como um todo, que no mesmo período gerou 1,693 milhão de vagas.
De acordo com a pesquisa, a principal responsabilidade pela redução de empregos no setor bancário cabe aos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, segmento que abrange os principais bancos privados e o Banco do Brasil, que encerraram 3.608 vagas. A Caixa também apresentou elevado número de cortes - eliminação de 3.198 postos de trabalho. O Dieese destaca que, ao longo do ano, a Caixa ampliou significativamente os desligamentos devido à adesão dos trabalhadores ao PDV (Plano de Desligamento Voluntário).
O fechamento de vagas ocorreu em todas as regiões do país. Em termos absolutos, a região Sudeste registrou a maior perda, com 3.133 postos a menos. Em seguida, o Sul teve redução de 1.835 vagas, o Nordeste perdeu 557, o Centro-Oeste 475 e o Norte 198. Quando analisada a proporção do impacto, observa-se que a redução foi de aproximadamente 1% em todas as regiões, exceto no Sul, onde a queda superou os 3%.
Os cortes de empregos nos bancos se intensificaram ao longo do ano. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro houve saldo positivo de admissões. Nos 10 meses seguintes, o volume de demissões superou o de contratações. Dezembro encerrou com um saldo negativo de 771 postos, enquanto março, julho e agosto registraram as maiores perdas, com reduções de 815, 1.424 e 1.684 postos de trabalho, respectivamente.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|