Notícias
Bancos públicos são essenciais. Caso da Caixa mostra

Os bancos públicos desempenham papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, sendo responsáveis por promover o acesso a serviços financeiros essenciais, apoiar a inclusão social e impulsionar setores chave da economia. Destaque para a Caixa, único banco 100% público do país, com presença marcante em todos os cantos do território nacional. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A atuação abrangente e diversificada impacta na vida de milhões de brasileiros, especialmente em situação de vulnerabilidade. Com mais de 150 milhões de clientes e 84 mil empregados, a Caixa está presente em mais de 99% dos municípios brasileiros, permitindo atendimento de forma direta e eficiente às necessidades da população.
A instituição financeira é a maior financiadora da casa própria no Brasil, desempenhando um papel essencial no acesso à moradia por meio de programas como o Minha Casa, Minha Vida. É uma das maiores responsáveis pelo financiamento do desenvolvimento urbano, especialmente em áreas essenciais como o saneamento básico, com investimentos que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades e promover a saúde pública.
Outro aspecto relevante é a gestão de programas sociais que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros. O banco é responsável pela administração do Bolsa Família, que oferece apoio financeiro a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, do Bolsa Atleta, que promove o apoio a atletas de diversas modalidades.
Também gerencia o seguro-desemprego, oferecendo uma rede de proteção social essencial para trabalhadores. Além disso, detém o monopólio das loterias federais, fonte importante de recursos que são aplicados em diversas áreas de interesse social. Administra o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
A atuação, no entanto, não se limita a questões financeiras. A instituição contribui ativamente para o fomento da cultura, educação e esporte em todo o país, apoiando iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas. Ações de promoção à inclusão social.
Outros bancos públicos também desempenham papéis essenciais no desenvolvimento do Brasil. O BNB, por exemplo, é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina, focada na promoção do crescimento econômico do Nordeste, com ênfase em setores como agricultura familiar e microempresas.
O BNDES é outro agente essencial, responsável pelo financiamento de longo prazo e pelo apoio a investimentos em diversos setores da economia, desde infraestrutura até inovação tecnológica. O BB, com atuação multifacetada, é um grande impulsionador do crescimento, especialmente no que tange à agricultura familiar, um dos pilares da economia nacional.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|