Notícias
Sai de pauta o PL sobre abertura das agências fim de semana

A Câmara dos Deputados retirou de pauta o projeto de lei que previa a abertura das agências bancárias no fim de semana. A medida geraria impactos significativos na vida dos trabalhadores do setor. A proposta, que visava ampliar os horários de atendimento, saiu de análise após intensas negociações com as entidades representativas, que alertaram para os efeitos negativos sobre a saúde mental e o bem-estar da categoria. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Para os bancários, o projeto representava mais uma tentativa de precarização do trabalho, dificultando a conciliação entre as jornadas de trabalho e o tempo de descanso. Em um contexto de crescente adoecimento mental no setor, caracterizado por altos índices de ansiedade, depressão e síndrome de burnout, resultados da política perversa de assédio moral e cobrança por resultados a qualquer custo, a vitória de impedir a medida é fundamental para preservar a saúde dos trabalhadores.
As entidades destacam que o projeto, se aprovado, não só sobrecarregaria os profissionais com mais dias de trabalho, como também intensificaria a pressão por metas, agravando ainda mais o cenário de estresse vivido pela categoria na rotina diária. Vale atentar que, embora a decisão represente um passo importante na luta por melhores condições de trabalho, a mobilização continua, pois a qualquer momento a proposta pode voltar.
As entidades seguirão vigilantes para evitar novas tentativas que possam enfraquecer os direitos dos trabalhadores e comprometer a saúde mental da categoria.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|