Notícias
Negociações com a Caixa começam nesta terça-feira

Finalmente, foram marcadas as negociações com a Caixa para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A primeira, sobre emprego e carreira, acontece já nesta terça-feira (02/07). A sobrecarga de trabalho, decorrente da redução do quadro de pessoal nos últimos anos e do aumento da carteira de clientes, é um dos responsáveis pelo alto índice de adoecimento no banco. Diante do cenário, a retomada efetiva das contratações está entre as prioridades da campanha salarial deste ano. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Para se ter ideia, no fim de 2014, a Caixa tinha 101.484 empregados. No primeiro trimestre deste ano eram 86.794. Menos 14.690 trabalhadores, queda de 14,5%. No mesmo período, a carteira de correntistas saltou quase 175%, saindo de 84,9 milhões para 233,3 milhões, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Os afastamentos também cresceram. Foram 401 em 2014 e 524 em 2022 (dados mais recentes). Parece pouco significativa, no entanto, no mercado de trabalho em geral a incidência de afastamentos é de 3,1 para cada 1000 trabalhadores. Já no banco de 6 para cada 1000. Quer dizer, praticamente o dobro.
Além da ampliação do quadro de pessoal é preciso cuidado efetivo com os empregados que já trabalham na Caixa. É fundamental atenção à carreira, em especial a retomada da nomeação efetiva de função, o fim dos descomissionamentos arbitrários, mudanças nos programas de avaliação de desempenho, de forma a se tornarem mais justos, e também nos processos de seleção interna.
Calendário
De acordo com o calendário, as negociações com a Caixa acontecerão sempre após as rodadas com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Sendo assim, o próximo encontro deve acontecer no dia 11 de julho. O tema ainda está em definição.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|