Wildcard SSL Certificates

Notícias

Privatização do penhor da Caixa. Risco para o Brasil

Desde 1934, a Caixa desempenha um papel fundamental ao oferecer operações de penhor com um caráter social que beneficia diretamente a população brasileira. No entanto, esse serviço essencial está ameaçado pelo projeto de lei 230/2019, que propõe autorizar instituições financeiras privadas a realizar as operações.

Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, realizada na semana passada, as entidades representativas denunciaram os riscos associados a possível mudança.

A privatização do penhor poderia enfraquecer as funções da Caixa, um banco 100% público, e comprometer o acesso ao crédito para milhares de pessoas. Além disto, a abertura para o setor privado aumentaria o risco de práticas abusivas e atividades ilícitas, como a lavagem de dinheiro, devido à falta de controle de segurança rigoroso comparáveis aos da Caixa.

Transformar a atividade em um negócio lucrativo atende aos interesses de poucos, que visam maximizar os lucros em detrimento do benefício coletivo. Manter as operações de penhor na Caixa é essencial para garantir que o serviço continue a atender a sociedade de forma justa e segura.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.