Notícias
Conferência Nacional começa sexta-feira

A 26ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta-feira (07/06), em São Paulo, com importantes debates sobre o Brasil e a atual situação dos trabalhadores do sistema financeiro. A abertura do evento, que segue até domingo (09/06) e reúne mais de 600 delegados de todo o país, está marcada para 16h30. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Antes de se aprofundar nas questões que envolvem o dia a dia da categoria, os participantes fazem uma análise sobre o atual momento político e econômico. É importante ter plena ciência da correlação de forças e o que ocorre no Congresso Nacional, inclusive os projetos que ameaçam os trabalhadores, para saber até onde pode ir.
Uma coisa é certa. O cenário econômico nacional mudou. Para melhor. Pesquisa divulgada recentemente pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostrou que 89,1% das categorias com data-base entre janeiro e março tiveram aumento real dos salários. Um bom indício.
Os debates, no entanto, não se limitam às cláusulas econômicas. Outros assuntos são também extremamente importantes, a exemplo das metas, assédio moral, sobrecarga, demissões, fechamento de agências, segurança, condições de trabalho. Somente depois de todos esses debates é que os bancários vão definir a pauta de reivindicações deste ano.
Confira abaixo a programação completa:
7 de junho – sexta-feira
14h20 - Credenciamento dos delegados e delegadas inscritos.
16h30 - Abertura solene da 26ª Conferência Nacional dos Bancários 2024.
19h - Análise de conjuntura e lançamento do livro “Dez Anos da Operação Lava Jato, impactos nos empregos e na soberania nacional.
Convidado:
Luís Nassif - Jornalista e fundador do Jornal GGN.
20h - Jantar.
8 de junho – sábado
8h -12h - Credenciamento dos delegados e delegadas inscritos.
9h - Votação do regimento interno.
9h30 - 10h50 - Mesa 1 - Análise de conjuntura
Convidado:
Pedro Estevam Serrano - professor de Direito Constitucional e de Teoria do Direito na PUC São Paulo, é graduado e mestre em Direito pela mesma instituição. Tem pós-doutorado em Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e em Direito Público pela Université Paris Nanterre.
11h – 12h - Mesa 2 - Lei da Igualdade Salarial
Convidada:
Aparecida Gonçalves – Ministra de Estado das Mulheres.
12h - 13h15 - Mesa 3 - Inteligência Artificial e seus Impactos na vida e nos empregos.
Convidado:
Sérgio Amadeu - Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC)
12h - 13h - Prazo para substituição de delegados ou delegadas por suplentes.
13h15- 14h15 – Almoço.
14h30 - 16h - Mesa 4 - Regulamentação do Sistema Financeiro Nacional.
Convidados:
Gustavo Cavarzan - Economista e técnico do Dieese, mestre em História Econômica e doutor Economia Social e Trabalho pela Unicamp.
Moisés Marques - Diretor acadêmico da Faculdade 28 de agosto e doutor em Política Internacional.
16h05 - 18h - Mesa 5 - Desempenho recente dos bancos e impacto na campanha nacional da categoria bancária.
Convidadas:
Viviam Machado - Economista e técnica do Dieese, mestre em Economia Política pela PUC São Paulo.
Rosângela Vieira dos Santos - Economista e técnica do Dieese, mestre em Economia Política pela PUC São Paulo.
20h – 23h - Confraternização
9 de junho – domingo
9h - 10h30 - Apresentação dos resultados da Consulta Nacional dos Bancários 2024 e apresentação e aprovação da arte da Campanha Nacional dos Bancários.
Convidados:
Kátia Toshie Uehara - Economista pela PUC São Paulo e técnica do Dieese.
Elias Hennemann Jordão - Secretário de Comunicação da Contraf-CUT
10h40 - 13h - Apresentação e aprovação das propostas recebidas nas conferências estaduais e regionais, aprovações das resoluções e moções, aprovação do Comando.
13h - Encerramento.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|