Notícias
Bancários priorizam saúde na negociação com Fenaban

Em ano de campanha salarial, um dos principais assuntos a se discutir com os bancos é a saúde dos bancários. O bem-estar dos profissionais que atuam dia a dia nas agências e departamentos deve ser prioridade, sempre. Afinal, com um ambiente de trabalho saudável a satisfação e a produtividade aumentam. Bom para todos. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Justamente por isso, a primeira mesa temática do ano entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) será sobre saúde. O encontro está agendado para o dia 23 de janeiro, a partir das 10h, em São Paulo.
O elevado índice de adoecimento e afastamento do trabalho, principalmente decorrente de problemas de cunho psicológico, gera muita preocupação. Em 2022, segundo pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 57% dos afastamentos na categoria foram provenientes de problemas relacionados à saúde mental. Em 2012, o índice era de 30%.
Nos bancos públicos, as doenças psicológicas correspondem a 75% dos afastamentos, mostra o levantamento. Outro estudo, da Universidade Católica de Petrópolis, mostrou que 84,8% dos bancários adoecidos em 2023 tinham síndrome de burnout, conhecida como esgotamento profissional.
Não para por aí. A mesma pesquisa mostra que os trabalhadores do setor destinavam, em média, 7,5 horas semanais ao lazer, indicando alto nível de estresse e comprometimento da vida privada. Em outras categorias, a média de lazer é de 12 a 13 horas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|