Notícias
Caixa lidera crédito imobiliário

No panorama desafiador do mercado de crédito imobiliário, a Caixa destaca-se com vigor. O banco acaba de atingir recorde histórico, com R$ 707,9 bilhões em saldo de crédito imobiliário, o que representa aumento de 14,6% em 12 meses até setembro de 2023. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
O desempenho do banco público contrasta com o crescimento modesto de 1,7% observado em outras instituições financeiras. O ciclo de elevada taxa básica de juros impulsiona a preferência por alternativas ao financiamento tradicional, como LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LIG (Letras Imobiliárias Garantidas) no mercado de capitais.
Enquanto a maioria dos bancos enfrenta um aumento de apenas 1,4% no saldo de crédito imobiliário, a Caixa aponta como exceção, contribuindo para a retomada do crescimento.
Além de cumprir seu papel anticíclico na economia, a Caixa contribui na redução do déficit habitacional. A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, especialmente na faixa 1, impulsionou a contratação de R$ 32,5 bilhões em recursos do FGTS no terceiro trimestre de 2023, resultando na produção de aproximadamente 257,4 mil unidades habitacionais.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|