Notícias
Caixa negocia sobre o Saúde Caixa nesta quarta-feira

Depois de um dia de manifestações dos empregados em todo o país e de solicitação do Comando Nacional dos Bancários, a direção da Caixa convocou os representantes dos trabalhadores para negociação sobre o plano de saúde, nesta quarta-feira (01/11), a partir das 11h30, em Brasília. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
O convênio médico, constituído graças a mobilização das entidades representativas, está ameaçado. Em 2017, durante o governo Temer, o estatuto do banco foi alterado. Um verdadeiro golpe contra os empregados. A mudança estipulou um teto máximo (de 6,5% da folha de pagamentos) para os investimentos na assistência médica.
Com as atuais restrições, a empresa arca com 57% dos custos, o que prevê déficit de R$ 355 milhões. Importante destacar que em 2021, quando a Caixa cobriu 70% dos custos, o plano não apresentou déficit. Agora, as entidades reivindicam a manutenção do Saúde Caixa forte, viável financeiramente aos usuários e com a manutenção dos princípios fundamentais: solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional.
A expectativa é que com a retomada das negociações, a direção do banco mostre disposição para construir uma saída que mantenha a sustentabilidade do plano, e permita que seja viável para todos, inclusive os aposentados.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|