Notícias
Rita Serrano deixa a presidência da Caixa

Pressionado pelo Centrão, o presidente Lula demitiu, nesta quarta-feira (25/10), a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano. A gestora vinha realizando um trabalho de destaque no banco, com a retomada de políticas públicas e também com atenção aos empregados, reabrindo o diálogo com as entidades representativas. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Há meses, o Centrão, sob o comando do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) e outros líderes, vinha mirando o comando do banco público. Assume no lugar de Rita Serrano, Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado por Lira. Ele é funcionário de carreira e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas. Vieira ocupou também o cargo de diretor-presidente da FUNCEF durante o governo Temer.
As mudanças não devem parar por aí. Além da presidência, o deputado quer coordenar a indicação dos vice-presidentes da instituição financeira. A ideia é dividir os postos entre outros partidos do Centrão. A AGECEF Bahia acompanha tudo e vê com preocupação a mudança neste momento. Mas ressalta que independentemente de quem esteja no comando do banco, vai seguir buscando melhorias para o banco.
A Associação de Gestores da Caixa reafirma que a instituição deve estar à frente do projeto de retomada do crescimento nacional. Mas, vale a lição. A pressão exercida por alguns segmentos é decorrente da derrota da classe trabalhadora nas eleições para o Legislativo, hoje de imensa maioria conservadora.
O episódio, portanto, deve servir para que todos entendam a importância de os trabalhadores ocuparem espaço na política e, consequentemente, no Congresso Nacional.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|