Wildcard SSL Certificates

Notícias

Dia de Luta pela manutenção do Saúde Caixa

Empregados da Caixa em todo o país vestiram branco nesta terça-feira (16/10), em defesa do plano de saúde. Dia 30 de outubro está prevista outra grande ação nacional. Os protestos acontecem contra o teto de 6,5% nas contribuições de custeio do banco, previsto no estatuto desde 2017.

Em Salvador, houve ações em diversas agências. O ponto alto aconteceu na Caixa da avenida Dom João VI, em Brotas. Importante lembrar que o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente ao Saúde Caixa vale até o fim deste ano e as negociações, que começaram em junho, não apresentaram avanços até o momento.

Além do fim do teto de 6,5%, os empregados reivindicam a manutenção dos 70/30 da coparticipação (70% para a Caixa e 30% para os usuários); a permanência dos princípios da solidariedade e do pacto intergeracional; Saúde Caixa para todos; e a melhoria e ampliação da rede credenciada.

Mas o principal entrave nas negociações é a insistência da Caixa na manutenção do teto de 6,5% da folha de pagamento para reduzir o percentual de custeio do Saúde Caixa. O mais grave é que o banco sinaliza como “solução” a cobrança por faixa etária, o que implodiria dois dos três princípios fundamentais: a solidariedade e o pacto intergeracional.

Já o modelo defendido pelos empregados é a manutenção do custeio do Saúde Caixa com 70% pagos pelo banco e 30% pelos usuários, o que não será possível com a manutenção do teto de 6,5%, uma vez que o aumento dos custos do plano é superior ao crescimento da folha de pagamento da empresa. Em 2022, de acordo com informações disponibilizadas pelo banco, a diferença foi custeada pelo fundo de reserva.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.