Notícias
Caixa precisa ser transparente em dados sobre o plano de saúde

A Caixa precisa aprofundar os debates sobre o custeio do plano de saúde, com a apresentação transparente dos números financeiros. Os princípios basilares do convênio, a exemplo do mutualismo, solidariedade e pacto intergeracional, que prevê que 70% dos custos sejam arcados pelo banco e 30% pelos empregados, devem ser observados na definição do modelo de custeio. Sem deixar de lado outras questões importantes, como a qualidade no atendimento de usuários e credenciados. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A cobrança foi feita pelos conselheiros eleitos, em reunião com a direção da empresa, na semana passada. Na ocasião, solicitaram ainda resposta para as reivindicações apresentadas desde o início das negociações. A verificação dos números é uma questão importante, sendo fundamental que se apresente base de dados certificada, e com a competência atuarial e financeira. Os representantes dos trabalhadores reivindicam que os dados estejam vinculados à questão médica, não superficialmente como ocorre hoje.
Outra demanda é o retorno do custo administrativo exclusivamente pela Caixa, tendo em vista que todas as decisões de gestão são adotadas pelo banco sem a participação dos empregados. A direção da empresa se comprometeu a fazer reunião extraordinária com o Conselho, a ser marcada em breve.
Outro ponto que preocupa muito é a centralização do RH. Os empregados querem que o banco retome a política de forma mais regionalizada e reestruturada possível, proposta que visa atender às necessidades dos beneficiários. O entendimento é de que a gestão descentralizada é um facilitador para que se reconstrua o relacionamento humano dentro do banco público.
Mais uma vez, os conselheiros solicitaram respostas concretas sobre o retorno da GIPES (Gerência de Filial Gestão de Pessoas), responsável por tratar do processo de escolha da rede credenciada por região, e dos comitês de credenciamento e descredenciamento regionais.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|