Notícias
Doar sangue. Um ato que salva vidas

O Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para agradecer aos doadores e reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas, é comemorado nesta quarta-feira, 14 de junho. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no país, apenas 14 em cada mil pessoas doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma taxa de 1,4%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para que a taxa seja de 1% a 3%.
A data foi escolhida em junho, mês que tradicionalmente os estoques de sangue ficam em níveis críticos, prejudicando o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença. Por isso, é importante que cada vez mais pessoas façam pratiquem o ato.
O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml do tecido líquido vital e pode salvar até três vidas. São poucos os requisitos necessários. Basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar alimentado, porém sem refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|