Wildcard SSL Certificates

Notícias

Na Caixa, o debate é sobre condições de trabalho

Representantes dos empregados e direção da Caixa realizaram, na sexta-feira (03/03), a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho (GT) sobre condições de trabalho. Em pauta, contratações e demandas das PCDs (Pessoas com Deficiência).

Os representantes dos bancos apresentaram dados de PCD na empresa. A Caixa tem 4,97% (ou 4.314) empregados com deficiência. Desses, segundo a instituição, 43,7% estão em função gratificada. Os representantes dos trabalhadores solicitaram informações mais detalhadas e lembraram que hoje, de acordo com levantamento das entidades, 60 sistemas institucionais e departamentos são inacessíveis aos PCDs – empregados e clientes.

Cobraram também da empresa ações para melhorar a acessibilidade nos ambientes físicos e a criação de um comitê multidisciplinar para acompanhar o aprimoramento ds cultura inclusiva. Outro ponto abordado foi a necessidade de uma campanha específica para sensibilização dos trabalhadores quanto a receptividade de PCDs, para tornar o ambiente de trabalho mais respeitoso.

Além da necessidade de ampliar o quadro de pessoal urgentemente para reduzir a sobrecarga e, desta forma, melhorar as condições de trabalho na empresa, os empregados cobraram a retomada do Comitê de Realocação. A ideia é que essa instância possa atender quem precisa, por algum motivo, ser realocado de unidade.

Outro assunto importante discutido foi sobre saúde e qualidade de vida. A Caixa retomou o Programa Fique Bem, que agora está repaginado. O objetivo é aglutinar ações e soluções para a saúde de forma ampliada e saúde no trabalho. Abaixo algumas ações informadas pelo banco.

Nutrição e hábitos saudáveis: sensibilizar para a prática alimentar saudável. O gestor da unidade manifesta interesse de participação para a CEREP.

Programa de Readaptação Profissional (PRP): o antigo PRO busca promover a readaptação do empregado ao ambiente de trabalho e reabilitação ocupacional para os empregados participantes do Reabilita INSS. A CEREP identifica o empregado público alvo. Programa da Saúde da Mulher e do Homem: incentiva o rastreamento precoce de câncer de colo do útero e mama para as empregadas e próstata para os empregados. Disponível no portal Integra Mais.

Fique Bem Saúde Emocional: até três atendimentos com psicóloga e um com psiquiatra são custeados pela Caixa. Cadastramento no app Conexa Caixa.

Fique Bem Atividade Física (convênio com Gympass): conecta empregados, aposentados e seus dependentes a atividades esportivas.

Atividades Laborais: promove a saúde e bem estar no ambiente de trabalho (solicitação da unidade para a CEREP).

Vacinação antigripal: oferece vacinas contra as cepas da gripe do ano.

Lançado em 1º de março, o Plano Gympass Digital possibilita a utilização sem custo dos 5 principais aplicativos de bem estar até dezembro. Em 3 de abril será lançado o Desafio 21 Dias, com tarefas diárias a serem realizadas em três aplicativos do Plano Gympass Digital.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.