Notícias
Caixa encerra consignado do Auxílio Brasil

Após apresentar risco de superendividamento para a população de baixa renda, a Caixa decidiu encerrar de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil – programa que volta a ser chamado de Bolsa Família. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
De acordo com a direção do banco, principal operador do empréstimo, a suspensão da modalidade acontece por dois motivos: juros elevados para essa parcela da população e também devido a revisão dos cadastros do benefício.
A liberação do consignado foi usada como trunfo na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os empréstimos somaram cerca de R$ 5 bilhões em outubro de 2022. Só a Caixa respondeu por R$ 4,3 bilhões.
A instituição financeira ainda informou que não há modificação para os contratos já realizados. O pagamento das prestações segue sendo efetuado de forma automática, por meio do desconto no benefício.
Agora, os brasileiros que necessitam de crédito para empreender devem ter acesso a linhas mais apropriadas, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Já os endividados, poderão renegociar através do Desenrola Brasil, que deve ser lançado em breve.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|