Wildcard SSL Certificates

Notícias

Bancos abrem 3.400 postos de trabalho até outubro

Os números oficiais do mercado formal de trabalho mostram abertura de vagas no setor bancário. Entre janeiro e outubro, foram criados 3.400 postos de trabalho, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Importante destacar que todas as vagas abertas possuem direitos regulamentados em negociação coletiva, como auxílio alimentação, auxílio refeição, jornada de trabalho acordada e participação nos lucros e resultados.

Mesmo com o saldo positivo na movimentação do emprego bancário, o que se observa nas agências diariamente são condições de trabalho precárias, com quadro de pessoal extremamente enxuto. Para se ter ideia da realidade, os bancos cortaram quase 15 mil postos de trabalho desde o início da pandemia, em março de 2020, mesmo com o compromisso de não promover demissões.

Na Caixa, a situação é ainda mais grave. O banco cortou quase 20 mil empregados nos últimos anos, enquanto que a carteira de clientes cresceu absurdamente. Hoje são mais de 130 milhões de contas ativas – entre conta corrente e poupança. Já o quadro de pessoal está em pouco mais de 80 mil. Nessas condições, um bancário é responsável por atender cerca de 1,7 mil contas.

O estudo alerta ainda para as terceirizações. Muitos bancos têm ampliado esse tipo de contratação, submetendo os funcionários a condições de trabalhos mais precarizadas e sem as mesmas garantias da categoria bancária. Os dados não esclarecem quantos são os trabalhadores nestas condições e onde estão localizados.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.