Notícias

Setembro Amarelo estimula a vida

A campanha Setembro Amarelo chega ao oitavo ano em 2022 com o tema "A vida é a melhor escolha". Embora as principais atividades se concentrem neste mês, a campanha de prevenção ao suicídio é contínua. Os dados dão o alerta.

Conforme a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil casos por ano em todo o mundo. Mas, a estimativa é de que o número seja ainda maior, podendo chegar a 1 milhão. No Brasil, são notificados cerca de 14 mil por ano, ou seja, por dia, 38 pessoas em média tiram a própria vida no país.

Entre as categorias, os bancários estão entre as mais afetadas. Um levantamento feito pelas entidades representativas revela que entre 1996 e 2005 foram notificados 181 suicídios de trabalhadores do ramo financeiro. É um caso a cada 20 dias.

O assédio moral e a cobrança exacerbada por metas são por trás. A política dos bancos, baseada no resultado a qualquer custo, tem sérias consequências na saúde dos empregados que acabam com problemas graves, como depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, síndrome de Burnout. Normalmente quem comete suicídio passa por uma das doenças.

Como ajudar

Todas as pessoas devem atuar na prevenção do suicídio. Nem sempre é fácil adotar a postura, pois o assunto ainda é visto como um grande tabu. Conforme orientações das entidades médicas, como a o CFM e a OMS, a primeira e principal iniciativa para isso é informar-se.

Como o pensamento de uma pessoa que está considerando se matar passa a ser controlado por seu sofrimento emocional, é fundamental que quem está próximo consiga identificar a condição, saiba ouvi-la sem julgamentos, demonstre empatia e possa encaminhá-la aos cuidados de um especialista.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.