Wildcard SSL Certificates

Notícias

Fenaban aceita negociar proposta sobre teletrabalho

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) vai negociar as propostas para definir as cláusulas sobre teletrabalho que devem fazer parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a partir de agora. O compromisso foi firmado durante negociação com o Comando Nacional dos Bancários, nesta terça-feira (26/07).

A postura adotada pelas empresas representa um avanço importante, já que até o momento, depois de dois anos de pandemia e com milhares de trabalhadores em home office, muitos dos bancos fechavam os olhos para os problemas enfrentados no dia a dia. Pontos importantes como ajuda de custo para os gastos assumidos pelos empregados e a jornada de trabalho devem ser aprofundados.

Durante o debate, os representantes das empresas afirmaram que é preciso analisar as propostas detalhadamente para evitar que haja insegurança jurídica. Outro ponto discutido diz respeito aos equipamentos de trabalho para quem está em home office. O Comando Nacional reafirmou que isso é prioridade, já que tem impacto direto na saúde do trabalhador.

A Fenaban vai analisar ainda a proposta sobre o trabalho desenvolvido por quem está em casa. A reivindicação é para que a jornada seja compatível aos demais. O empregador também deve assumir a responsabilidade pelas condições de saúde e segurança, independentemente do local onde a atividade é desenvolvida. Tem mais. A remuneração e os demais direitos da categoria não devem diferir por causa da modalidade de trabalho - presencial ou remota, assim como as metas.

A negociação tratou ainda sobre qualificação e requalificação profissional. O Comando destacou a rapidez com que as mudanças tecnológicas acontecem atualmente e a necessidade de as empresas promoverem a capacitação dos trabalhadores, arcando, inclusive com os custos. Ressaltou que é preciso garantir tempo para que as formações sejam realizadas dentro da jornada.

A reivindicação para indenização adicional nos casos de dispensa sem justa causa também esteve em pauta. A categoria sofreu uma redução de 77 mil postos de trabalho entre 2013 e 2021. Nos últimos cinco anos (2016 a 2021), o corte foi mais brusco - com o fechamento de 57.175 postos de trabalho.

Homologações

O Comando também pede o retorno das homologações das rescisões contratuais nos sindicatos. A Fenaban não deu retorno sobre a demanda. A próxima negociação entre bancos e Comando Nacional dos Bancários acontece nesta quinta-feira (28/07) quando serão discutidas as questões sobre segurança.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.