Notícias

NOTA

AGECEF BAHIA manifesta apoio às vítimas de assédio na Caixa

A AGECEF Bahia manifesta apoio irrestrito ao Ministério Público Federal e à todas as mulheres da Caixa vítimas de assédio sexual, cometido pelo ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, assim como demais empregados que sofreram assédio moral ao longo desses anos. A Associação de Gestores da Caixa também ressalta a coragem das empregadas que abriram canal de denúncia pelos meios internos da instituição e que, observando a interferência do executivo, procuraram o MPF.

A forte atuação de todas as entidades representativas dos empregados da Caixa, dos sindicatos e federações, que desde a divulgação das denúncias, nesta terça-feira (28/06), cobraram o afastamento imediato de Pedro Guimarães também merece destaque. As manifestações foram diversas. Desde a cobrança a parlamentares no Congresso Nacional até a realização de protestos por todo o país contra o assédio praticado pelo ex-presidente.

A AGECEF Bahia espera que as vítimas sejam devidamente acolhidas e preservadas e todas as denúncias devidamente apuradas. Inclusive sobre a possível conivência da alta direção da instituição financeira. Importante destacar que as condutas narradas constituem crime previsto no Código Penal. Por isso, a investigação deve feita com total seriedade pelos órgãos responsáveis e, se comprovadas as denúncias, que haja punição, conforme define a Lei.

A Associação reitera a luta por um ambiente de trabalho saudável e seguro, pelo combate ao assédio sexual e moral. Posicionamento compartilhado pela representante dos empregados no Conselho de Administração do banco. Em nota, Rita Serrano pede que a Caixa reforce as medidas de governança contra as práticas de assédio moral e sexual, com revisão imediata dos canais de denúncia. “A pressão sobre os empregados se fortaleceu nessa gestão piorando as condições de trabalho e vida. Fato que venho denunciando e cobrando da direção do banco constantemente”, conclui.

Não dá para deixar que a Caixa, uma empresa de 161 anos, fundamental para o crescimento do Brasil e que atende milhões de brasileiros nos quatro cantos do país, seja manchada por uma gestão assediadora e desrespeitosa.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.