Notícias

Comando Nacional e Fenaban definem temas de negociação

As demandas relacionadas ao emprego serão as primeiras a serem tratadas entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) durante as negociações da campanha salarial. O assunto vai a debate na rodada de segunda-feira (27/06).

A definição foi feita durante a primeira reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (22/06), de forma virtual. Ao todo, serão sete rodadas de negociação até agosto. Em julho, entram em discussão segurança, teletrabalho e igualdade de oportunidades.

Saúde, condições de trabalho e as questões referentes as cláusulas econômicas serão debatidas em agosto. A expectativa é de que até o dia 31 de agosto a Fenaban apresente uma proposta para a categoria, que tem data-base em 1º de setembro.

Na rodada desta quarta-feira (22/06), a Fenaban alertou que a Medida Provisória 116 cria uma série de limitações para os benefícios dos auxílios creche/babá e do auxílio para filhos PCDs. Mas, concordou em atuar conjuntamente no Congresso Nacional para evitar as restrições.

O Comando Nacional reivindicou o abono total do banco de horas negativas da Covid. Mas, o assunto deve ser tratado banco a banco. Sobre o PL 1043/19, que permite abertura das agências sábado e domingo, a Fenaban disse que a motivação seria para as cooperativas de crédito e bancos digitais.

O Comando argumentou que em caso excepcionais de Feirões já há negociações com os sindicatos e a Federação ficou de analisar se é possível apresentação de uma posição comum na audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na terça-feira (2806), a partir das 10h, na Câmara dos Deputados.

Defesa do Emprego

Sobre a rodada de segunda-feira (27/06), o Comando Nacional dos Bancários vai cobrar das empresas o fim das demissões e a contratação de pessoal para atender a demanda. Para se ter ideia, em dois anos de pandemia, os bancos demitiram cerca de 15 mil bancários, mesmo com o lucro em crescimento.

Os cortes sobrecarregam e deixam os trabalhadores mais vulneráveis às doenças ocupacionais, sobretudo com o aumento das metas. Os clientes também sentem os reflexos. As agências estão sempre cheias e o atendimento é precarizado. Ruim para todo mundo.

Caixa

Enquanto o calendário de negociações com a Fenaban já foi definido, a Caixa segue sem agendar a primeira rodada específica. A expectativa entre os empregados é grande. São muitos os assuntos a serem discutidos.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.