Notícias

Negociações da campanha salarial começam nesta quarta-feira

A primeira negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) acontece nesta quarta-feira (22/06), a partir das 16h, de forma virtual. A expectativa da categoria é grande, afinal a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) está em jogo.

Como a reforma trabalhista acabou com a ultratividade - instrumento que garantia a manutenção dos acordos até que outros fossem firmados -, os direitos dos bancários estão em jogo. Na rodada de logo mais, o Comando Nacional deve solicitar aos bancos a garantia dos direitos até que as negociações se encerrem.

Além das conquistas da CCT e dos Acordos Específicos (como no caso da Caixa), os bancários querem reajuste salarial com a reposição da inflação entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 mais 5% de aumento real, vales alimentação e refeição no valor de um salário mínimo (R$ 1.212,00).

A contratação de empregados e atenção especial à saúde dos trabalhadores também estão entre as prioridades. Na Caixa, por exemplo, existe um déficit de mais de 20 mil empregados. Detalhe: milhares de aprovados no concurso público de 2014 ainda aguardam convocação.

No quesito saúde, a categoria quer o fim das metas abusivas e o combate efetivo ao assédio moral. As duas práticas estão entre as que mais adoecem os trabalhadores. Hoje, na Caixa, quase 50% dos empregados reconhecem que o trabalho afeta a saúde. Um dado muito preocupante.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.