Notícias
Comando Nacional dos Bancários entrega a minuta à Fenaban

A campanha salarial dos bancários entrou em uma importante fase nesta quarta-feira (15/06), com a entrega da minuta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A direção da Caixa também recebeu a pauta específica dos empregados, definida no CONECEF. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
O Comando Nacional dos Bancários apresentou os principais pontos do documento, destacou a importância da negociação e apontou como eixo central da campanha, a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com a manutenção dos direitos da categoria.
A partir de agora, um novo processo se inicia, com as negociações para o atendimento da pauta. As primeiras rodadas acontecem nos dias 22 e 27 de junho. Em julho tem negociação em 6, 22 e 28. A campanha continua em agosto com rodadas em 1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24.
Não há crise no sistema financeiro nacional. No primeiro trimestre de 2022, o lucro dos cinco maiores bancos do país foi de R$ 28 bilhões. Os números mostram que há condições de as empresas atenderem as reivindicações por melhores condições de trabalho e atendimento à população.
Construída de forma coletiva, a minuta tem cláusulas econômicas e sociais. Para o reajuste salarial, os trabalhadores querem a recomposição da inflação mais 5% de aumento real. Outras prioridades são: garantias de emprego com o fim das demissões sem justa causa e a ampliação do quadro de pessoal para desafogar as agências, atenção à saúde, fim do assédio moral das metas abusivas.
Defesa da democracia
As crises econômica e sanitária que o país enfrenta e da falta de seriedade com que o governo federal trata estas questões também estiveram em debate durante a entrega da pauta de reivindicações à Fenaban.
O Comando cobrou atuação dos bancos na defesa da democracia e compromisso com a retomada do crescimento econômico e social do Brasil. Uma das formas é a liberação de crédito para as pequenas e médias empresas, essenciais para a geração de emprego e renda.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|