Notícias

ENAGECEF

É possível tornar a Caixa mais humana

As condições de trabalho e o número elevado de empregados adoecidos na Caixa dominaram os debates do 66º ENAGECEF, realizado no fim de semana, em Guarulhos, São Paulo. O primeiro evento totalmente presencial depois de dois anos de pandemia de Covid-19 foi concorrido. Cerca de 100 gestores de todo o país marcaram presença.

Os gestores da Bahia estavam muito bem representados. Além do presidente da AGECEF/BA, Carlos Alberto Costa, e do vice-presidente, Antônio Messias, participaram os diretores Érico de Jesus, Rogério Teixeira, Sâmio Cássio Melo, Fabiani Boaventura Andrade e Marcos Paulo Gonçalves.

Em todas as falas era possível perceber a preocupação com o atual cenário no banco. O nível de esgotamento dos empregados é altíssimo. A rotina estressante de cobrança de metas e a sobrecarga tornam o trabalho mais difícil, comprometendo a saúde mental dos trabalhadores.

Em uma das palestras, a neurocientista Dra. Ana Paula Mendes Silva, destacou a importância do gerenciamento das emoções e da percepção dos conflitos, para que o gestor tenha uma posição mais humana e empática. Tratou ainda sobre a Síndrome de Burnout e o transtorno de ansiedade, doenças que mais crescem no mundo do trabalho atualmente.

O presidente da FENAG, Mairton Neves, destacou ser possível achar soluções efetivas para mudar a atual realidade. Já a representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano, falou sobre a importância de o atendimento social ser considerado nos resultados do banco. “Todo resultado é esforço coletivo”, reforçou. A importância da Caixa 100% pública também esteve em debate. O banco impulsiona o desenvolvimento social e econômico do país. Para se ter uma ideia, na Bahia, 23,9% das agências bancárias são da Caixa e 92,4% dos financiamentos imobiliários pertencem à instituição. Em números, são R$ 21,3 bilhões de operações ativas.

Prestação de contas

No sábado, ainda durante do 66º ENAGECEF, o Conselho Fiscal da FENAG, responsável pelo evento, fez a prestação de contas, aprovada com unanimidade pelos presidentes das AGECEFs. Depois, em grupo, divididos em 10 temas, os participantes debateram as propostas apresentadas, a partir da compilação realizada nos Encontros Regionais.

Entre os temas, Feedback, IQA (Índice de Qualidade de Atendimento), GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), Tratamento Judiciário, Mensuração de metas, organização do movimento, Saúde Caixa, Pessoas Responsabilização, Pessoas Encarreiramento, Pessoas Treinamento, Suporte Organizacional, Apoio aos Negócios, Pessoas Gestão, Pessoas Estruturas e Pessoas Saúde.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.