Notícias
Mais de 570 mil se afastam por problemas psicológicos no Brasil

O cidadão está com a vida cada dia mais corrida. No trabalho, tudo é para ontem. Nada pode esperar. As cobranças aumentam a cada dia, assim como as metas. Com a pandemia e o trabalho remoto, a situação piorou. Não há mais hora para nada. A vida pessoal e a laboral muitas vezes se misturam. É uma verdadeira loucura. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Essa rotina sem hora para nada fez explodir o número de trabalhadores com problemas psicológicos. Para se ter ideia, em 2020, foram registrados mais de 570 mil afastamentos por transtornos mentais no Brasil, crescimento de 26% na comparação com 2019.
Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, transtorno bipolar e fobia social estão entre as 468 doenças mais listadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O procurador do Ministério Público do Trabalho, Mário Antônio Gomes, alerta que hoje, no Brasil, em todas as empresas há, pelo menos, um caso de sofrimento mental relacionado ao trabalho. É o caso da Caixa.
Uma pesquisa feita pela Fenae revelou que 34% dos empregados faziam acompanhamento psiquiátrico no ano passado. Desses, 65% procuraram tratamento por questões profissionais. A estimativa é de que o índice seja bem maior, já que as doenças normalmente são silenciosas e, muitas vezes, o trabalhador demora a identificar o problema.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|