Notícias
Brasileiro é contra fim do monopólio do penhor da Caixa

A imensa maioria – cerca de 80% - dos brasileiros discorda do Projeto de Lei 4.188/2021, do governo Bolsonaro, que acaba com o monopólio da Caixa na operação do penhor civil. O PL representa mais um ataque do atual governo à estatal. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Na enquete realizada pela Câmara dos Deputados, 79% discordam da proposição e 1% é contrária na maior parte. Se for aprovado, o projeto vai gerar prejuízos à população e enfraquecer o papel social da Caixa.
O monopólio do banco público na operação de crédito existe há 88 anos pelo Decreto 24.427, com uma linha de crédito com uma das menores taxas de juros e a possibilidade de recuperação do bem penhorado e avaliado de forma justa pelos profissionais altamente gabaritados.
Graças à articulação da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), o projeto não foi apreciado pela Câmara, na semana passada, como previsto. As entidades representativas e outros parlamentares lutam pela permanência da exclusividade da Caixa.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|