Notícias

Juros para empréstimos no Credplan estão mais altos

Todo início de ano é a mesma coisa. As contas para pagar dobram. É o ITPU, IPVA, escola, faculdade. A lista de despesa é grande e, com o custo de vida mais alto, muita gente recorre aos empréstimos. Mas é bom ficar atento. Os novos empréstimos no Cradplan, por exemplo, estão mais caros.

É que a FUNCEF aumentou a taxa de juros. Para a modalidade Credplan variável, para amortização em 24 meses, a menor taxa subiu de 4,96% para 6,5% ao ano + INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No Credplan fixo, até 12 meses, a taxa passou de 11,13% para 12,44% ao ano. Para o Credplan 13º salário, os juros anual são pré-fixados em 14,39%.

As entidades representativas se preocupam com o aumento, sobretudo porque os últimos resultados mostram que o Credplan é um dos segmentos de maior rentabilidade na FUNCEF. Portanto, a elevação é, no mínimo, injusta com os participantes. A avaliação é que as taxas poderiam ser menores, uma vez que as operações com participantes geram um resultado acima da meta atuarial para a Fundação.

Para se ter ideia, desde 2018, o segmento tem superado a meta atuarial. Naquele ano, alcançou rentabilidade de 13,07% diante de uma meta atuarial de 8,09%. Em 2019, com meta de 9,18%, atingiu 11,52%; em 2020, operações renderam 11,25%, acima da meta de 10,19%. O balanço de 2021 ainda não foi divulgado, mas a previsão é de o bom desempenho se mantenha.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.