Notícias
Caixa garante distribuição de máscaras adequadas

Para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus nos locais de trabalho, a Caixa vai fornecer máscaras de proteção adequadas aos bancários. A garantia foi dada durante negociação, realizada nesta quarta-feira (02/02), com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE). A forma como a distribuição vai acontecer será comunicada na próxima semana. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Sobre os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, a direção do banco afirmou que são disponibilizados álcool em gel e em líquido 70%, além de cloro para higienização das agências. Mas, nas agências, a realidade é outra. Não há EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e, em muitos casos, quando há registro confirmado de Covid-19, as unidades continuam funcionando normalmente.
Para solucionar o problema, o banco se comprometeu a reforçar as orientações de que as medidas devem ser totalmente cumpridas. Também pediu a contribuição da CEE para que esta informação seja transmitida para todo o país e ajuda na fiscalização.
Sobre o controle de acesso, a direção da empresa disse que não existe previsão para que haja contingenciamento do acesso de clientes às agências. Lembrou que os contratos que permitiram a disponibilização de seguranças e recepcionistas para contribuir com a organização das filas foram encerrados e não há previsão para que novas contratações sejam realizadas.
O avanço das negociações acontecem justamente um dia antes dos protestos marcados em todo o país, para cobrar respeito aos protocolos de segurança sanitária. Em Salvador, a manifestação desta quinta-feira (03/02), Dia Nacional de Luta, se concentrou na agência de Jardim Armação. O protesto contou com a participação de todas as entidades representativas dos empregados no Estado. A AGECEF estava presente.
Concurso de 2014
Outro avanço é a contratação de mais empregados. O banco confirmou que serão nomeados, pelo menos, mais 1.000 novos aprovados no concurso de 2014. O secretário geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, lembra que a demanda é muito maior, mas essas contratações "poderão dar uma grande ajuda para reduzir a sobrecarga a qual os empregados estão submetidos".
Tem mais boa notícia. A Caixa aceitou criar um fórum paritário para debater sobre os problemas que afetam o dia a dia de trabalho nas unidades e permita a resolução das questões de uma forma mais rápida. A previsão é de que as reuniões aconteçam uma vez por semana.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|