Notícias
Bancos precisam garantir protocolos seguros contra a Covid

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) deixou a desejar na negociação com o Comando Nacional dos Bancários, nesta segunda-feira (31/01). As empresas não garantiram protocolos básicos de segurança contra a Covid, como a distribuição de máscaras PFF2 e a exigência do comprovante de vacinação para entrar nas agências. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Durante a reunião, a Fenaban se comprometeu apenas a testar os trabalhadores que tiveram contato com o colega contaminado pelo coronavírus antes do retorno ao trabalho. Caso não haja condições de efetuar o teste, o bancário só deve retornar às atividades depois do 11º dia após o contato.
Nos próximos dias também vai enviar comunicado aos trabalhadores orientando o afastamento de 10 dias, com retorno somente a partir do 11º dia, no caso de não ser possível fazer teste. Mas, o afastamento das atividades pode cair para 7 dias, com volta no 8º, no caso de um segundo teste negativo após o 5º dia de sintomas. A medida tem como base estudos preliminares da OMS (Organização Mundial da Saúde) que indicam que a variante ômicron dura menos do que as demais.
Em decorrência do novo aumento dos casos de contaminação, internações e óbitos por Covid-19, o Comando Nacional dos Bancários voltou a cobrar o retorno do teletrabalho, principalmente para aqueles que possuem alguma doença que possa ser agravada nos casos de contaminação. No entanto, os bancos estão resistentes.
Gripe
O Comando solicitou ainda o adiantamento da vacinação contra a gripe, como forma de prevenção contra a doença e para evitar que haja confusão dos casos de Influenza com os de Covid-19, uma vez que os sintomas são muito parecidos.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|