Notícias
Maioria dos brasileiros é contra fim da exclusividade do penhor da Caixa

O governo federal segue trabalhando para enfraquecer, equivocadamente, a Caixa. Um projeto de lei enviado ao Congresso Nacional no fim do ano passado acaba com a exclusividade da Caixa no setor de penhor. Mas, a sociedade é contra a medida. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Uma enquete realizada pela Câmara dos Deputados revela que 97% dos brasileiros discordam do PL. Outros 2% são a favor e 1% é contra a maior parte do texto que aguarda parecer do relator nas Comissões: Constituição e Justiça e de Cidadania; Educação; Finanças e Tributação.
A operação de penhor realizada pela Caixa é voltada basicamente para pessoas que passam por dificuldades financeiras e que tenham joias, eventualmente herdadas. Por meio da operação, o cidadão consegue um empréstimo, sem precisar se desfazer de pertences familiares.
Muita gente não sabe, mas o monopólio da operação feito pelo banco ocorreu por conta de abusos cometidos pelas casas de penhor. Segundo os representantes dos empregados, o penhor da Caixa é motivo de orgulho para a sociedade brasileira. Não dá para deixar a história ser esquecida agora.
A representante dos empregados no CA, Rita Serrano, destaca que esta é mais uma manobra que visa favorecer a iniciativa privada em detrimento dos interesses da população. “O penhor da Caixa nasceu em 1861, quando o decreto nº 2.723 do governo imperial, instituiu o Primeiro Monte de Socorro da Corte, que nada mais era do que uma operação onde a oferta de crédito do banco público era realizada com juros menores, tendo como garantia joias e objetos de valor”. Ela alerta ainda que o momento é de união e mobilização contra o PL.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|