Notícias

Bancos cortam 6,7 mil postos de trabalho em 12 meses

Embora tenham gerado 1.249 empregos em setembro deste ano, em 12 meses - setembro de 2020 a setembro de 2021 -, os bancos fecharam 6,7 mil postos de trabalho. Os dados são do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Entre janeiro e setembro deste ano, o saldo positivo é de 2.751 vagas. Mas, a abertura de novas vagas foi impactada, principalmente, pelas contratações feitas pela Caixa, que teve de cumprir decisão judicial e convocar parte dos aprovados no concurso público de 2014.

Embora neste ano o saldo seja positivo, os bancos podem contratar muito mais. O número de clientes não para de subir. Já o de empregados vem caindo há algum tempo. A Caixa, por exemplo, tem déficit de cerca de 20 mil bancários, mesmo com as contratações feitas neste ano.

Para se ter ideia, um empregado é responsável por mais de 1.700 clientes. É impossível atender tanta gente. É desumano demais. Não é à toa que o índice de adoecimento no banco cresce. Os empregados estão esgotados. Muitos têm de tomar remédio controlado para aguentar a cobrança no dia a dia. Outros têm de se afastar das atividades.

Rotatividade

O CAGED também mostra que o setor continua a ganhar com a rotatividade. Segundo os dados, o salário médio mensal dos admitidos corresponde a 92,9% da remuneração média dos desligados. Em setembro, o salário médio do contratado foi de R$ 5.049,00 enquanto os desligados recebiam em média R$ 5.437,02.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.