Notícias

Assembleia vota proposta para o Saúde Caixa

O Saúde Caixa terá um novo modelo de gestão e custeio a partir de janeiro de 2022. A proposta construída pelo Grupo de Trabalho, criado na campanha salarial do ano passado, vai a votação nesta quinta e sexta-feira (28/10) e 29/10), em assembleias que acontecem em todo o país.

Na Bahia, os empregados da ativa e aposentados devem votar pelo site do Sindicato (bancariosbahia.org.br) entre 8h de quinta-feira (28/10) e 18h de sexta-feira (29/10). É fundamental que todos participem. A orientação é pela aceitação.

A proposta em votação mantém a sustentabilidade do plano de saúde, com a garantia de cobrança por grupo familiar. Também garante os princípios básicos - solidariedade, pacto intergerencial e mutualismo -, que fazem do convênio médico referência nacional.

Por ser um plano de autogestão por RH, o Saúde Caixa não tem fins lucrativos e é administrado pela própria empresa empregadora. Esta característica torna o atendimento mais eficiente, já que está próximo da realidade e necessidade dos usuários. Os custos também tendem a ser menores, pois fica mais fácil estudar a população de usuários e implementar programas de promoção à saúde, de prevenção a doenças e de atenção primária.

Tem mais. Todos os empregados e dependentes podem aderir ao convênio médico e não precisam se preocupar com carência para utilização. No caso do Saúde Caixa, ainda reembolsa 50 medicamentos especiais de uso contínuo, desde que não custeados ou oferecidos sem ônus pela rede pública de saúde. Os percentuais de reembolso variam de 50%, 80% e 100%, conforme patologia e posologia definidas em relatório médico.

A cobertura é maior do que o rol de procedimentos obrigatórios previsto pela Agência Nacional de Saúde (ANS), com cobertura ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontológica. Não há carência nem cobrança de franquias. Sobre a contribuição, os empregados arcam com 30% e a Caixa com 70% ou 6,5% da folha de pagamentos e proventos – o que for menor.

A mensalidade corresponde a 3,5% da remuneração base para o titular do plano e 0,4% para cada dependente direto cadastrado no plano, limitado ao teto de 4,3% por titular. Mensalidade de 0,4% para cada dependente indireto. Teto anual de R$ 3.600,00 por grupo familiar.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.