Notícias
Comando Nacional e Fenaban debatem retorno ao trabalho presencial

Os bancos começam a convocar os empregados em home office para o trabalho presencial. Embora os números da pandemia estejam melhores, o Comando Nacional dos Bancários alerta que é preciso reforçar os protocolos de segurança e dar atenção especial aos trabalhadores do grupo de risco. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
bre a retomada, afinal apenas 40% dos brasileiros completaram o esquema vacinal. Índice muito distante dos 70% considerados seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Paralelamente, a média de mortes por Covid-19 segue alta no Brasil - mais de 500 por dia, assim como a de novos casos, 16 mil por dia. Diante do cenário, o Comando Nacional dos Bancários mostrou preocupação com a retomada das atividades presenciais, feita de forma descoordenada e apressada, durante a rodada de negociação realizada na última sexta-feira (24/09).
Na ocasião, os representantes dos trabalhadores apresentaram ainda os resultados da 2ª Pesquisa de Teletrabalho, feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O resultado mostra que a adoção do home office foi acertada.
Entre os bancários com diagnóstico positivo para a Covid, 38% estavam nas agências e 23% em trabalho remoto. Um dado importante na pesquisa foi que somente 13% dos trabalhadores que responderam ao questionário estão recebendo auxílio financeiro para os custos do teletrabalho.
Quando perguntado o que de mais importante deveria ser fornecido para quem estiver em teletrabalho, 59% afirmaram que seria o pagamento do auxílio para cobrir as despesas com o trabalho remoto (luz, água, internet etc.). Participaram do levantamento 13 mil bancários de todo o país.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|