Notícias

PL prevê abertura de agências no fim de semana

Não dá para descansar na atual conjuntura nacional. A cada semana, um novo projeto pode entrar na pauta de discussões no Congresso Nacional e retirar direitos dos brasileiros. É o caso do PL 1043/19 que autoriza a abertura das agências bancárias aos sábados e domingos. A matéria está em análise na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Não é a primeira vez que os parlamentares debatem sobre a abertura das unidades no fim de semana. Há alguns anos, o sistema financeiro pressiona pela aprovação de uma norma que estabeleça o funcionamento das agências, como o PLS 203/17 e as medidas provisórias 881/19 e 905/19, editadas pelo governo Bolsonaro.

O Comando Nacional dos Bancários está atuando no Congresso, em conversas com os deputados para derrubar o projeto. Os representantes dos trabalhadores destacam que os parlamentares que apoiam a abertura dos bancos aos sábados e domingos desconhecem totalmente o cotidiano de trabalho da categoria e ainda a legislação de segurança bancária.

Importante lembrar que no fim de semana, cai a circulação de pessoas no comércio. Portanto, as agências ficariam ainda mais expostas às ações das quadrilhas especializadas, sobretudo no interior do Estado. Quem defenda o funcionamento das unidades argumenta a necessidade de atendimento nesses dias. Mas, os acordos específicos dos bancos, já preveem a abertura em casos determinados.

Histórico

O PL 1043/19 tramita na Câmara desde 2019. No entanto, estava engavetado até este ano. Estranhamente, o atual relator, o deputado Fábio Ramalho, que havia feito relatório contrário há um tempo, mudou de posição e agora sugeriu a aprovação do projeto, colocando em risco o descanso semanal dos bancários.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.