Notícias

Reajuste salarial dos bancários é de 10,97%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre setembro de 2020 e agosto de 2021 foi de 10,42%. Sendo assim, os bancários terão reajuste de 10,97% nos salários e demais verbas econômicas. A garantia é dada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2022, que estabelece aumento real de 0,5% para este ano.

Diante da atual conjuntura, de retirada de direitos, fica evidente o acerto do Comando Nacional dos Bancários em fechar um acordo válido por dois anos com os bancos. A categoria é uma das poucos a garantir aumento real em 2021. Levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), feito com base em dados do Ministério do Trabalho, mostra que até julho, apenas 17,5% das categorias conseguiram reajustes acima do INPC. Outras 32,2% ficaram iguais ao INPC e 50,3% abaixo da inflação.

Importante destacar que, graças à confiança dos bancários no movimento sindical a categoria sai vitoriosa das campanhas nacionais há alguns anos, mesmo em cenário adverso como o atual. O ganho real acumulado desde 2004 chega a 21,94%. Se for considerado os pisos salariais, o ganho real é ainda maior, 43,56% no mesmo período.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.