Notícias

Contratação de empregados em debate na Câmara

Com a intenção de debater sobre a necessidade de ampliar o limite previsto de empregados na Caixa - 84.544 no total, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados quer uma audiência com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais o mais breve possível. A Sest impôs o quadro sem levar em consideração as reais necessidades no banco.

A instituição financeira teve uma queda brusca no número de empregados nos últimos anos, saindo de pouco mais de 101 mil para 81 mil. Cerca de 20 mil bancários a menos. Já a carteira de clientes explodiu, sobretudo no último ano, com a pandemia do coronavírus e o auxílio emergencial - programa gerenciado pela Caixa. Para se ter ideia, hoje a empresa tem mais de 145 milhões de clientes.

Com o aumento, um empregado do banco é responsável atualmente por 1.775 clientes, em média. Já o BB tem 783 correntistas por funcionário. O Itaú tem 983 bancários por cliente. Os dados mostram uma realidade massacrante na Caixa.

Como não podia deixar de ser, com menos gente trabalhando, mais pessoas para atender e metas para bater, os transtornos são muitos e recaem, principalmente, na saúde do trabalhador, submetido a condições desumanas de trabalho. O nível de estresse na Caixa hoje é altíssimo, resultado da política da atual gestão. A ampliação do quadro de pessoal é uma das formas de acabar com os problemas diários.

Vale lembrar que mais de 20 mil aprovados no último concurso da instituição financeira (2014) ainda aguardam convocação.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.