Notícias
Mais um ataque à jornada de trabalho dos bancários

Os direitos dos bancários seguem sendo atacados ameaçados. Ou pelo governo Bolsonaro ou pelo Congresso Nacional. O Projeto de Lei 1043/2019, que permite a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos, voltou a tramitar na Câmara dos Deputados.
Segundo a matéria, a abertura das unidades nos finais de semana beneficiaria as pessoas que trabalham durante a semana e também geraria empregos no setor. Só que a realidade não é bem essa. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Os bancos não têm interesse em contratar novos bancários. Pelo contrário. Nos últimos anos têm enxugado bruscamente o quadro de pessoal, mesmo com o aumento da carteira de clientes. Portanto, se o PL passar, os trabalhadores serão ainda mais sobrecarregados.
A Caixa, por exemplo, perdeu cerca de 20 mil empregados nos últimos anos. Os bancários trabalham em condições desumanas, de puro estresse. Milhares terminam doentes. Se a jornada de trabalho aumentar, será o caos total.
Vale destacar há muito tempo que os bancos pressionam pela abertura das agências aos sábados e domingos. O assunto esteve em diversos projetos de lei e medidas provisórias. Mas a pressão dos bancários falou mais alto. Agora é hora de atentar para a tramitação do PL e ampliar as mobilizações para que novamente seja derrubado.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|