Notícias

Caixa anuncia contratações, mas ainda não supre déficit

A Caixa continua expandindo a rede de atendimento. Segundo anúncio feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, serão 250 novas agências. O quadro de pessoal também vai aumentar. Mas, muito pouco. Das 10 mil contratações anunciadas, apenas 4 mil serão bancários. Os demais são estagiários e aprendizes (5.200) e vigilantes e recepcionistas (800).

Entre os bancários, 1 mil serão PcDs. Para efetivar a contratação, o banco deve realizar concurso público, previsto para setembro. Os demais 3 mil, que dependem ainda de autorização da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), serão convocados do concurso de 2014, ainda em vigor por meio de medida judicial.

Os números anunciados pelo presidente do banco estão longe de suprir o atual déficit de pessoal. A Caixa perdeu cerca de 20 mil empregados diretos desde 2014. Somente no último ano - entre março de 2020 e março de 2021 - foram fechados 3 mil postos de trabalho.

Em contrapartida, a carteira de clientes cresce. Nos últimos anos foram mais 42,4 milhões de correntistas. Atualmente são 145,7 milhões. Já o quadro de pessoal caiu de 101 mil para 81.876. Desta forma, um empregado na Caixa é responsável por 1.780 contas. Isso porque não entraram no cálculo os afastados por problema de saúde. Com uma demanda tão grande e ainda a cobrança para bater metas e o assédio moral, é muito difícil não ficar doente.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.