Notícias

Bancários são incluídos no PNI

O governo federal finalmente atendeu à reivindicação do Comando Nacional dos Bancários e incluiu a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A confirmação foi dada agora a pouco, em reunião entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, representantes dos trabalhadores e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O informe técnico sobre a inclusão será formalizado até o fim desta semana. Depois, segundo o ministro, as doses extras, especiais para os bancários, serão enviadas aos Estados para que a vacinação comece o mais rápido possível.

Importante destacar que em 20 de março de 2020, o governo federal, editou o decreto 10.282, que determina o serviço bancário como essencial. Desde então, os trabalhadores não pararam, principalmente os empregados da Caixa, responsáveis pelo pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios para milhões de brasileiros.

No banco, os profissionais trabalharam, inclusive, sábados e feriados, para atender a população. Não é à toa que os casos de Covid-19 na Caixa são altíssimos. Um pesquisa divulgada na semana passada revela um aumento de 253% no número de encerramento de contratos por morte no comparativo entre os quatro primeiros meses de 2020 e o mesmo período deste ano.

De janeiro a abril do ano passado, foram 13 desligamentos na instituição. Já no mesmo período em 2021, o número subiu para 46, de acordo com estudo do movimento sindical baseado em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.