Notícias

IPO do banco digital da Caixa já em discussão

O banco digital da Caixa nem saiu do papel e a direção da empresa já discute o seu IPO. Embora ainda dependa de autorização do Banco Central para ser efetivamente criado, o banco digital está na lista de prioridade para ter o capital aberto. A intenção é vender ao grande capital entre o fim deste ano e o início de 2022.

O caminho tomado pela atual gestão da Caixa é extremamente perigoso e compromete as funções do banco público. A transferência das principais atividades operadas pela Caixa para a nova instituição digital, com CNPJ próprio e outra estrutura contábil, diminuirá drasticamente a rentabilidade do único banco 100% público do país, imprescindível para reafirmar a importância do Estado como fonte de desenvolvimento.

Na prática, o principal objetivo do banco digital será pavimentar a privatização da Caixa sem a obrigatoriedade de apreciação pelo Congresso Nacional, para a qual serão transferidas as operações de programas sociais, FGTS, microcrédito, habitação, produtos e serviços comerciais.

Importante destacar que a direção da empresa tem como meta proceder assim também com parte da Asset, criando uma Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) e abrindo seu capital em seguida. A mesma manobra deve ser utilizada para as áreas de loterias e cartões.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.