Notícias

Governo marca audiência para discutir vacinação dos bancários

Depois de intensa mobilização, o governo federal agendou uma audiência com os sindicatos para tratar sobre a vacinação dos trabalhadores das agências bancárias contra a Covid-19. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (15/06), na Secretaria Especial de Previdência do Trabalho.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) participam das discussões. Diante da abertura de diálogo, os trabalhadores da Bahia acharam prudente suspender a paralisação por 24 horas neste momento, para não complicar as negociações. A greve deveria acontecer nesta terça-feira (08/06). A mobilização, no entanto, continua forte. Na manhã desta terça-feira (08/06), os bancários realizaram uma manifestação na Prefeitura, para cobrar a vacinação. É preciso reconhecer que a categoria está na linha de frente e tem o direito à imunização.

Desde que o Plano Nacional de Imunização (PNI) foi lançado, os bancários reivindicam a inclusão no grupo prioritário. A categoria, incluída na lista de atividades essenciais, está há exatos 15 meses trabalhando sem parar na linha de frente. Até quando todo o comércio é fechado, por conta do aumento de internações decorrentes da Covid-19, as agências são mantidas abertas.

Na Caixa, o cenário é ainda mais preocupante. Os empregados realizam diariamente o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios para milhões de brasileiros, ficando altamente expostos à contaminação. Uma pesquisa divulgada no início do ano, quando o país passava pela segunda onda da Covid-19, revelou que 8 mil trabalhadores do banco foram contaminados. Muitos perderam a batalha para a doença. Os números deixam claro que a categoria precisa ser vacinada, urgentemente.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.