Notícias

Assembleia sexta-feira vota greve de 24 horas

Os bancários trabalham na linha de frente contra a Covid-19 desde o início da crise sanitária, em março de 2020. Na Caixa, em especial, realizam o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios para milhões de brasileiros. Mesmo tão importante para manter a economia funcionando, estão de fora do Plano Nacional de Imunização (PNI). Várias solicitações pela inclusão da categoria no grupo prioritário já foram feitas aos governos federal, estadual e municipal. Mas até agora, nada.

Sem alternativa, os trabalhadores podem paralisar as atividades por 24 horas, na próxima terça-feira (08/06). A decisão será tomada nesta sexta-feira (04/06), em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. A votação acontece das 8h às 18h. É importante que todos participem do movimento que visa preservar a vida.

No sábado (05/06), a categoria também realiza uma carreata, saindo do Vale do Canela, às 9h, com o tema Bancários pela Vacina. O cronograma de atividades foi definido pelos bancários, em plenária realizada na noite desta segunda-feira (31/05) e que contou com a participação de mais de 650 trabalhadores.

Os números comprovam que a categoria está muito exposta. Um Dossiê Covid-19, feito com os empregados da Caixa e outras categorias que estão na linha de frente, revela que 70% dos 628 trabalhadores do banco ouvidos trabalham em ambiente sem ventilação.

Um outro levantamento feito pelas entidades representativas no início do ano mostrou que ao menos 8 mil empregados da instituição financeira testaram positivo para a Covid-19.

Na Bahia, a AGECEF solicitou uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, para tratar do assunto. Diariamente as agências da Caixa estão cheias. Quando não conseguem resolver as demandas pelo app Caixa Tem milhares de pessoas correm para as unidades.

O Sindicato também realizou uma reunião com a Sesab. Na ocasião, Fábio Vilas-Boas explicou que o Estado só pode incluir as categorias que estão no estão no Plano Nacional de Operacionalização, definido pelo Ministério da Saúde e lembrou que depende dos envios do governo federal, para acelerar a imunização. Por fim, se comprometeu em avaliar o estudo apresentado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que contém o resultado da pesquisa com a categoria.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.