Notícias

Bancários fazem Dia de Luta por vacinação

Nesta quinta-feira (27/05), bancários de todo o país realizam um Dia de Luta por Vacinação. O objetivo é chamar a atenção do poder público para a alta exposição da categoria à Covid-19. Somente na Caixa, mais de 8 mil empregados testaram positivo entre janeiro e março deste ano, quando a pandemia se agravou no país.

Os bancários devem fazer manifestações nas redes sociais, marcando o governo federal e os governos de cada estado, além das prefeituras. Paralelamente, são realizados protestos nas unidades de trabalho, para conscientizar a categoria para a necessidade de engajamento nas ações.

A categoria bancária é uma das mais expostas à Covid-19. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, os trabalhadores atuam na linha de frente, realizando o pagamento de benefícios e ajudando a manter a economia em pleno funcionamento.

Nesta semana, inclusive, o Comando Nacional dos Bancários cobrou atuação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) junto ao Ministério da Saúde.

É inconcebível que a categoria, altamente exposta, esteja de fora do Plano Nacional de imunização (PNI). Importante destacar que, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no primeiro trimestre deste ano, 152 bancários foram desligados por motivo de morte. O número é 176,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2020, quando foram feitos 55 desligamentos.

Os dados chamam atenção para a diferença para as demais categorias. As mortes de trabalhadores das demais categorias cresceram 71,6% na comparação entre os primeiros trimestres de 2020 e 2021. No entanto, o salto maior foi verificado entre os bancários.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.