Notícias

Caixa acaba com a VIPES

Aos poucos, a Caixa vai sendo desmontada. Além da venda de empresas subsidiárias rentáveis, setores do banco estão acabando. É o caso da Vice-Presidência de Pessoas (VIPES). A extinção foi aprovada pelo Conselho de Administração, que, no lugar, criou a Vice-Presidência de Estratégia e Pessoas (VIEPE).

Para a nova área, serão transferidas as diretorias de governança e estratégia (DEGOE), de Marketing e Relacionamento Institucional (DEREL) e a Ouvidoria, que passa a ser vinculada à DEGOE. Antes, os setores eram ligados à Presidência.

A representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano, votou contra e lamenta a aprovação. Segundo ela, “a criação de uma vice-presidência específica para tratar de pessoas é avanço recente, advindo da relevância e complexidade da relação com os empregados, o que envolve direitos trabalhistas, treinamento, administração de conflitos. A pasta veio humanizar a gestão. O que vemos agora é um retrocesso”.

Pela proposta, a Ouvidoria passa a ser vinculada a uma vice-presidência, quando boas práticas de mercado sugerem que o ouvidor seja vinculado e subordinado diretamente ao dirigente máximo da organização e receber o suporte necessário para o exercício das funções, de forma que possa agir com autonomia e imparcialidade. A medida é mais um passo da reestruturação, que enfraquece a Caixa, o principal banco público do país, e também os empregados.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.