Notícias

Bancos demitem mais de 13 mil trabalhadores

Entre março de 2020 e fevereiro deste ano, os bancos em atividade no Brasil desligaram 13.071 mil trabalhadores, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em março do ano passado, o setor tinha 483.085 bancários. Em fevereiro passado, o quadro de pessoal tinha caído para 470.014 trabalhadores. As demissões acontecem em meio à maior crise sanitária vivida pelo Brasil, que matou mais de 360 mil pessoas. Detalhe: no início da pandemia, em março de 2020, os bancos se comprometeram em não realizar demissões desmotivadas em meio à crise.

Não é só isso. O número de agências também caiu consideravelmente, um prejuízo à sociedade, principalmente aos moradores do interior, que muitas vezes contam apenas com uma única agência para fazer transações bancárias. No período foram fechadas 1.200 unidades em todo o país.

Importante destacar que mesmo com a pandemia, o lucro líquido das empresas segue altíssimo. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander obtiveram lucro líquido de R$ 79,3 bilhões em 2020. Os ativos somaram R$ 7,88 trilhões, crescimento médio de 17,1% em 12 meses.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.