Notícias

Caixa lança IPO da holding de seguros

A Caixa pode perder uma rentável subsidiária. A direção do banco abriu, nesta semana, o IPO (oferta pública de ações) da Caixa Seguridade. Se for vendida, a instituição financeira perde um importante braço, que ajuda no financiamento de políticas públicas essenciais ao país.

Com a transação da holding de seguros, a direção do banco estima levantar até R$ 5,7 bilhões. Importante lembrar que no ano passado, em plena pandemia, a subsidiária teve crescimento de 5,2% e obteve lucro líquido recorrente de R$ 1,8 bilhão.

Os números fazem da Caixa Seguridade o terceiro maior grupo segurador do país, alcançando a liderança na emissão de prêmios dos seguros residencial e prestamista. Há anos, a empresa vem obtendo resultados positivos. Portanto, a venda não tem justificativa, somente agradar ao mercado privado.

Segundo reportagem publicada pela InfoMoney, devem ser ofertadas inicialmente 450 milhões de ações da sua controladora, a Caixa. A data de início da oferta está prevista para 28 de abril. As negociações das ações no novo mercado começam um dia depois, 29 de abril, e a liquidação, 30 de abril. O resultado deve ser divulgado até 28 de outubro de 2021.

Esta é a terceira vez que a direção do banco tenta abrir o capital da Caixa Seguridade. Em setembro, a operação foi suspensa, em decorrência das condições adversas do mercado, em razão da pandemia do novo coronavírus. De lá para cá, o cenário não mudou. Pelo contrário. A crise sanitária agravou. Mas o governo não parece mais disposto a esperar.

Além da subsidiária de seguros, estão na lista de venda outras áreas rentáveis da Caixa, como Loterias, Cartões, Gestão de Recursos e o ainda nem formalizado Banco Digital.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.